
O Red Bull Bragantino, clube de futebol da cidade de Bragança Paulista (SP), está em fase de conclusão do estádio provisório com capacidade para 10 mil lugares para ser usado pela equipe na temporada 2025/2026, enquanto o estádio atual Nabi Abi Chedid será ampliado para mais de 20 mil lugares.
À frente do projeto está a empresa SteelCorp. Será o primeiro estádio do Brasil construído 100% em Light Steel Frame, estrutura de aço galvanizado super leve.
“A gente pulou de um avião sem paraquedas. Construímos o paraquedas durante a queda. A Red Bull continua fazendo essas ações ousadas”, disse Daniel Gispert, presidente da SteelCorp, fazendo uma comparação da obra do novo estádio com as iniciativas icônicas da marca de energéticos Red Bull.
A comparação se deve ao fato de que a construção teve início antes da finalização completa do projeto.
Embora já existisse um conceito arquitetônico inicial — especialmente das arquibancadas —, outras áreas do estádio foram sendo projetadas ao longo da execução da obra.
Foi o caso das torres de câmeras de transmissão, lanchonetes, lounges, camarotes, área VIP e demais estruturas complementares.
Graças ao uso do sistema Light Steel Frame e de estruturas pré-moldadas, distantes do tradicional método “tijolo por tijolo”, a construção é realizada de forma muito mais eficiente.
O processo é mais rápido, exige menos mão de obra, reduz custos e ainda é sustentável. Além disso, há um controle maior de materiais, evitando desperdícios e alinhando a obra às diretrizes ESG (Ambiental, Social e de Governança).
“Não geramos entulho — algo que, em obras convencionais, seria suficiente para construir outro estádio”, destacou um executivo da SteelCorp.
Todas as especificações estão de acordo com as exigidas pela CPF (Confederação Brasileira de Futebol) e Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). “
“Temos uma produtividade maior com a SteelCorp, que traz elementos semi-prontos e monta só no local. É uma solução que engloba tudo que precisamos, com agilidade e qualidade”, afirmou Elisabete Freitas, head of infrastructure do Red Bull.
O estádio será 100% em Light Steel Frame, estrutura de aço galvanizado leve, que não deixa entulhos, usa menos mão de obra, e além de tudo, é mais sustentável.
LEGADO
• O Estádio Cícero de Souza Marques, que está sndo construído pelo Red Bull Bragantino, vai ser a casa provisória do clube.
• Deve ser usado nas temporadas 2025 e 2026.
• Depois disso, ficará para a cidade de Bragança Paulista, como parte da contrapartida da concessão feita pela prefeitura local do terreno onde está sendo construído.
• Ele pode se manter no jeito que ficará quando estiver pronto, até o fim do ano, ou ser desmontado total ou parcialmente.
•O modelo de Ligth Steel Frame possibilita a reutilização de praticamente 100% do material para outras obras, inclusive.
Fonte: Isto é Dinheiro