O Oxford United Football Club obteve a aprovação de planejamento do Conselho Distrital de Cherwell para a construção de um novo estádio de futebol com capacidade para 16 mil pessoas no local conhecido como The Triangle, ao norte da cidade de Oxford, no Reino Unido.

Segundo a equipe responsável pelo projeto, o empreendimento será o primeiro estádio de futebol totalmente elétrico do país, operando exclusivamente com energia renovável.
Projeto e tecnologia sustentável
O estádio contará com 3.500 m² de painéis solares fotovoltaicos no telhado, bombas de calor de fonte de ar e estrutura construtiva de alto desempenho, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis. De acordo com a consultoria Ridge Partners, tais medidas devem reduzir em cerca de 80% as emissões anuais de CO₂, se comparadas ao uso de caldeiras a gás.
Embora o Eco Park, planejado pelo Forest Green Rovers, também tenha sido projetado como totalmente elétrico, o Oxford United deve conquistar o título de pioneiro, pois a previsão é que sua conclusão ocorra antes — ainda que nenhum dos dois tenha iniciado as obras.
Planejamento e equipe técnica
A Ridge Partners atuou na escolha do terreno, no planejamento, na estratégia de sustentabilidade e na modelagem de transporte, trabalhando em conjunto com AFL Architects, o consultor de engenharia Mott MacDonald e o estúdio de paisagismo Fabrik.
O investimento total é estimado em £ 130 milhões. O estádio será construído em um terreno de 5 hectares próximo à estação ferroviária de Oxford Parkway e à rotatória de Kidlington, área selecionada entre mais de 60 alternativas por apresentar boa acessibilidade, ausência de riscos de inundação e nenhuma restrição de patrimônio histórico.
O plano de mobilidade prevê que 90% das viagens ao local sejam feitas por meios sustentáveis, com rotas para pedestres e ciclistas, integração com o sistema Park & Ride e quase 450 vagas para bicicletas.
Arquitetura e benefícios ambientais
O formato “em tigela” terá inclinação acentuada para otimizar a visibilidade, telhado diagonal de madeira e estrutura enxuta para reduzir o carbono incorporado. O projeto paisagístico deverá gerar um ganho líquido de 20% na biodiversidade, incluindo telhados verdes, campos de flores silvestres, jardins de chuva, lagos e colmeias.
Além de sediar partidas, o estádio contará com:
- Espaço multiuso para eventos de até 1.000 pessoas
- Hotel com 180 quartos
- Restaurante, centro de saúde e bem-estar
- Praça e jardins comunitários
- Estrutura para a Oxford United in the Community, instituição de caridade do clube dedicada a projetos de educação, saúde e inclusão
Expertise e histórico
A Mott MacDonald é responsável pelo projeto dos sistemas sustentáveis e também prestará consultoria especializada em segurança contra incêndio, acústica, modelagem de público, alimentação e proteção.
O novo estádio reforça o portfólio esportivo da Ridge Partners, que já participou de projetos para Stoke City, Birmingham City, Forest Green Rovers, Warwickshire County Cricket Club, Twickenham Stadium e o Emirates Stadium, do Arsenal.