As cidades mais caras do mundo para construir foram reveladas no último relatório de custos de construção da Arcadis International.

De acordo com o mais recente relatório da Arcadis, Genebra, na Suíça, ocupa o topo da lista das cidades mais caras do mundo para construir. Em seguida aparecem Londres, no Reino Unido, e Zurique, também na Suíça. Munique (Alemanha) e Nova York (EUA) completam o ranking das cinco cidades com os maiores custos de construção.
O estudo destaca a contínua pressão sobre os custos nas principais áreas urbanas da Europa e América do Norte, impulsionada pela alta demanda, escassez de mão de obra qualificada e regulamentações cada vez mais complexas.
Embora a inflação tenha mostrado sinais de desaceleração em algumas regiões — especialmente em cidades norte-americanas como Nova York e São Francisco — fatores como juros elevados para financiamentos de longo prazo, incertezas geopolíticas e mudanças nas políticas comerciais estão redefinindo o panorama dos investimentos globais.
Ainda assim, a Arcadis aponta que há perspectivas positivas de crescimento em setores estratégicos, como data centers, saúde e infraestrutura social, incluindo educação. Isso, apesar da inflação ainda persistente em regiões como Austrália, Europa Oriental e partes da Ásia.
O relatório também revelou as grandes cidades com os custos mais baixos de construção. Entre elas estão Buenos Aires (Argentina), Bengaluru e Déli (Índia), Kuala Lumpur (Malásia) e Joanesburgo (África do Sul).
“Mesmo em tempos desafiadores, o setor da construção continua dinâmico e diverso, com oportunidades de crescimento em várias regiões. Estamos observando uma realocação estratégica de recursos — da manufatura avançada nos EUA aos programas de transição energética no Reino Unido e Europa — para atender às novas demandas”, afirmou Juud Tempelman, presidente global de locais da Arcadis.
O Índice Internacional de Custos da Construção da Arcadis avaliou 100 das maiores cidades do mundo, em seis continentes. A análise considerou vinte tipos diferentes de edificações — residenciais, comerciais e públicas — baseada em levantamentos de custo, condições de mercado e a expertise da equipe global da Arcadis.
O relatório completo pode ser visualizado aqui .
As dez cidades mais caras do mundo para construir são:
Genebra, Suíça
Londres, Reino Unido
Zurique, Suíça
Munique, Alemanha
Nova York, EUA
Copenhague, Dinamarca
São Francisco, EUA
Bristol, Reino Unido
Dublin, Irlanda
Hong Kong, China
