O evento contará com um seminário técnico composto por seis painéis e mais de 40 palestrantes. Paralelamente, a feira reunirá 30 expositores, entre as principais empresas do Brasil, apresentando produtos, soluções e inovações em estruturas metálicas, steel frame e sistemas industrializados.

Pelo segundo ano consecutivo, a Francal Feiras organiza e promove o Construmetal 2025, o maior evento da construção em aço da América Latina. O encontro será realizado em 9 de setembro, das 8h às 21h, no Allianz Parque, em São Paulo — palco emblemático por ter sua cobertura estruturada em aço.
A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), realizadora do evento, espera reunir 600 participantes entre engenheiros, arquitetos, projetistas, construtoras, incorporadoras, empresas de infraestrutura, demandantes de obras próprias e acadêmicos do setor. Associados da Sobratema terão desconto na aquisição dos ingressos.
Tema central e programação técnica
Com o tema “Inovar, Conectar e Sustentar: o Futuro da Construção Metálica”, o 10º congresso do Construmetal contará com seis painéis temáticos, feira com 30 expositores e um espaço dedicado a sessões tecnocientíficas.
Entre os destaques da programação, estão:
✅ Viabilidade econômica de projetos em aço – com análises técnicas e perspectivas de investidores;
✅ Transformação digital na construção metálica – uso de BIM e IA em projetos, fabricação e manutenção;
✅ Light Steel Frame (construção metálica leve) – vantagens, ampliação do uso no mercado e formação de mão de obra especializada;
✅ Torres de transmissão de energia elétrica – reformas e melhorias nas estruturas treliçadas em aço;
✅ Construções pesadas em aço – tendências e novas oportunidades de negócios.
Mercado promissor e aposta na industrialização
Em 2023, na primeira edição promovida pela Francal, o Construmetal reuniu mais de 500 congressistas e 31 patrocinadores, superando expectativas. Para Fernando Ruas, CEO da Francal, a construção industrializada é um dos setores mais estratégicos do futuro:
“Este é um mercado promissor que só tende a crescer. Estamos investindo para crescer junto com o segmento”, destaca Ruas.
Segundo pesquisa realizada pela FGV Ibre a pedido da Francal, 64,5% das empresas brasileiras já utilizam sistemas construtivos industrializados em parte de suas obras, e 38% previam ampliar esse uso em um período de 12 meses após o levantamento.
Além do Construmetal, a Francal também é responsável pelo Modern Construction Show (MCS), que volta em 2026, reunindo toda a cadeia de sistemas industrializados.
Protagonismo e oportunidades de negócios
Para Horário Steinmann, presidente da ABCEM, o evento fortalece o posicionamento estratégico da construção metálica no país:
“Nosso objetivo é posicionar o setor como protagonista, impulsionando inovação, sustentabilidade e competitividade. É uma oportunidade para empresas fortalecerem sua presença, apresentarem soluções tecnológicas e fomentarem novos negócios.”
O Construmetal 2025 se consolida, assim, como o principal ponto de encontro de players estratégicos, promovendo parcerias e impulsionando a modernização da construção civil brasileira.