Termômetro JS+ Anamaco aponta crescimento de 17% nas vendas do varejo em relação a fevereiro, após retração no início do ano

Refletindo um ambiente de melhora na economia, o comércio varejista de materiais de construção recuperou o fôlego no final do primeiro trimestre de 2025. De acordo com a mais recente edição do Termômetro JS+ Anamaco, houve uma percepção de crescimento nas vendas em março de +17% em relação a fevereiro, após dois meses seguidos de retração.
O estudo é elaborado pela vertical de inteligência da Juntos Somos Mais — joint venture formada por Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau — em parceria com o Instituto de Pesquisas da Anamaco (Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção). O indicador combina dados de transações on-line e off-line do varejo, além de entrevistas com lojistas de todo o Brasil.
Segundo o Termômetro, o número de lojas com percepção positiva de vendas saltou de 35% para 52% entre fevereiro e março, atingindo o maior patamar desde dezembro de 2024, quando esse número foi de 51%.
Nordeste lidera recuperação
Todas as regiões do país registraram melhora, com destaque para o Nordeste, que apresentou o maior saldo positivo — diferença entre a percepção de crescimento e retração — com 47 pontos percentuais. Já o Sudeste, apesar da recuperação, teve o menor saldo, com 33 pontos.
Expectativas para o futuro
Além do desempenho recente, os lojistas demonstraram otimismo recorde para os próximos três meses. A expectativa de aumento nas vendas subiu de 52% em fevereiro para 79% em março, o maior índice registrado nos últimos 12 meses da pesquisa.
Lojas especializadas em materiais básicos e hidráulicos lideram essa expectativa: 83% dos lojistas desses segmentos preveem crescimento nas vendas, seguidos de 82% nas lojas focadas em produtos hidráulicos.
Realidade se alinha à expectativa
A pesquisa também revelou que os resultados de março estiveram alinhados com as expectativas dos lojistas, com melhora significativa no saldo entre estabelecimentos que relataram aumento e aqueles que registraram queda nas vendas.
