Volvo CE e Metzner realizam primeira desconstrução em escala industrial com emissão zero no mundo.

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) e a Metzner Recycling concluíram, em Erlangen (Alemanha), a primeira desconstrução industrial com emissão zero do mundo, no Campus de Tecnologia da Siemens. O projeto faz parte de um empreendimento de € 500 milhões que cobre 200.000 m².
Três edifícios, somando quase 25.000 m³, foram desmontados utilizando máquinas elétricas da Volvo CE, apoiadas por caminhões elétricos Volvo. A energia foi fornecida diretamente por rede renovável certificada, garantindo carregamento simultâneo e operação contínua dos equipamentos.
Destaques do projeto:
- 12.800 toneladas de resíduos processados, com 96% reciclados em matérias-primas;
- Uso de máquinas compactas e robô de demolição Husqvarna em ambientes internos, reduzindo emissões e a necessidade de filtragem de ar;
- Britagem e peneiramento elétricos, com transporte feito por caminhões elétricos;
- Solução que minimiza ruído e poluição, abrindo caminho para obras urbanas mais sustentáveis.
“Nossa transformação não é mais visão, mas realidade”, afirmou Therese Schmitz-Hillebrecht, chefe da Área de Mercado da Europa Central da Volvo CE.
“O fato de termos dado o primeiro grande passo rumo a um local de desmantelamento totalmente elétrico é um enorme sucesso”, completou Michael Metzner, diretor da Metzner Recycling.
Com taxa de reciclagem recorde, o projeto serve como modelo para futuras obras urbanas que priorizam sustentabilidade e baixo impacto ambiental.